A execução de exercícios de alongamento previamente à prática de exercícios físicos (de qualquer natureza) é algo extremamente comum. Ela é também tida por alguns, como parte obrigatória do processo de aquecimento.
A ciência já demonstrou que uma sessão de alongamentos estáticos de intensidade suficiente para promover aumento significativo da amplitude de movimento é também suficiente para promover redução na capacidade de produção de força e potência, colocando em xeque, portanto, a execução deste tipo de alongamento antes de sessões de treinamento de força e potência.
Isso se dá pela diminuição do stiffness músculo-tendíneo (podendo ser entendido, de maneira extremamente simplista, como a rigidez ou grau de complacência quando submetida à tensão, da unidade músculo-tendão), diminuindo a transmissão da força produzida pelo músculo para os tendões.
Um estudo recente demonstrou que esse efeito deletério de desempenho de força/potência pode perdurar até uma hora após a execução dos alongamentos, dando margem para a especulação sobre um possível efeito do alongamento sobre atividades de mais longa duração.
O desempenho em corrida é também afetado pelo stiffness muscular, o que influencia, por exemplo, a economia de corrida (gasto calórico na unidade de tempo necessário para se manter correndo a uma determinada velocidade fixa). Baseados nisso, e na afirmação anterior (sobre a duração do efeito deletério), um grupo de pesquisadores estudou se a realização de exercícios de alongamento estáticos prévios ao um teste de corrida poderia comprometer o desempenho.
Os autores observaram que o custo energético da tarefa foi MAIOR, e a distância percorrida em 30 minutos foi MENOR no grupo que realizou o alongamento prévio, colocando também em xeque, a prática extremamente comum e agora questionável, da realização deste tipo de exercício durante o aquecimento prévio ao treino de corrida.
Wilson, JM, Hornbuckle, LM, Kim, J.-S, Ugrinowitch, C, Lee, S.-R,
Zoundos, MC, Sommer, B, and Panton, LB. Effects of static
stretching on energy cost and running endurance performance.
J Strength Cond Res (Epub ahead of print).
Nenhum comentário :
Postar um comentário