X

Insira seu e-mail abaixo e receba informações sobre Personal Trainer!

DENSIDADE ÓSSEA E PLATAFORMA VIBRATÓRIA


A estrutura óssea começa seu processo de remodelação com o estresse mecânico. Segundo a lei de Wolf (1892), citada por PERPIGNANADO, G. et al. (1996), os ossos se formam e se remodelam em resposta às forças mecânicas que lhes são aplicadas e existe relação entre o nível de atividade física e volume do osso, e que a força mecânica proporcionada pelo exercício que estimula a atividade osteoblástica (formadora de tecido ósseo).
O efeito Piezoelétrico, (MATSUDO & MATSUDO,1991) e tensão (strain), (ACSM, 1995) têm o princípio de transformação de energia mecânica em elétrica por meio da força que o osso é submetido quando sofre uma deformidade temporária. A regulação dessa força é medida pela sobrecarga mecânica, sendo que a resposta é imediata, especificamente para o osso que está suportando a carga, o qual estimula os osteoblastos dentro da região da sobrecarga. Com isso, o estresse mecânico provocado pelo exercício é maior, principalmente em atividades que tenham maior tração óssea. Ou seja, quanto maior o estímulo da matriz óssea, maior é a formação ou regeneração óssea.
A própria Posição Ortostática colocada em tensão o complexo músculo-esquelético, na plataforma vibratória essa tensão aumenta em conseqüência do aumento da aceleração.

Nenhum comentário :

Postar um comentário