X

Insira seu e-mail abaixo e receba informações sobre Personal Trainer!

GORDURA ABDOMINAL AUMENTA RISCO DE CÂNCER



Um estudo publicado no American Journal of Epidemiology revelou que além de a obesidade ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de cólon, adultos com acúmulo de gordura abdominal apresentam uma probabilidade ainda maior de contrair a doença. A análise foi liderada por uma especialista da Maastricht University, na Holanda.

A pesquisa contou com a participação de 120 mil adultos holandeses com idade entre 55 e 69 anos. Todos foram acompanhados durante 16 anos e, ao longo desse tempo, 2% desenvolveram câncer colorretal e a maioria foi diagnosticada com câncer de cólon.

Após avaliar cada um dos indivíduos, os cientistas constataram que homens com sobrepeso significativo ou em início de obesidade tinham um risco 25% maior de ter câncer colorretal. Além disso, aqueles cujo tamanho da cintura era significativamente maior apresentaram um risco 63% maior de ter esse tipo de câncer.
Faça sua avaliação gratuita, descubra a sua faixa de peso ideal e como emagrecer de forma saudável
Estudos anteriores também relacionaram a obesidade abdominal a outros problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Segundo os pesquisadores, esses resultados reafirmam que a melhor forma de prevenir o câncer de cólon é praticando exercícios.

Legumes e arroz integral protegem contra o câncer de cólon. Comer legumes pelo menos três vezes por semana, além de arroz integral pelo menos uma vez por semana, pode ajudar a reduzir as chances de tumores no cólon, diz outro estudo, feito pela Loma Linda University, na Califórnia (EUA), e publicado no jornal especializado em saúde Nutrition and Cancer. O alto consumo de vegetais de cor verde e frutas secas também foi associado à proteção contra essa doença.

O estudo, iniciado em 1977, foi feito a partir da observação dos hábitos alimentares de 2878 participantes. Os cientistas também tiveram acesso a exames médicos de todos os voluntários da pesquisa. Nesse período, 440 casos de câncer de cólon foram observados entre os pacientes.
Os autores do trabalho descobriram que as pessoas que comiam legumes e arroz integral com frequência tinham aproximadamente 40% menos chances de desenvolver câncer no cólon, se comparados com indivíduos que não tinham o costume de comer esse tipo de alimento. O estudo também mostrou que consumir vegetais e frutas secas pelo menos uma vez por dia diminui as chances da doença em aproximadamente 24%.

Segundo os líderes da pesquisa, isso acontece porque esses alimentos são ricos em fibras, que ajudam a evitar esse tipo de câncer. Além disso, os legumes e vegetais também possuem composto desintoxicantes, que melhoram o funcionamento das células e protegem contra tumores.


Fonte: msn.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário