Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez por ano
Aproximadamente 30% dos indivíduos com mais de 65 anos de idade caem ao menos uma vez por ano e a metade de forma recorrente. Além do prejuízo físico e psicológico, esses acidentes geram um aumento nos custos com cuidados de saúde, seja na utilização de serviços especializados assim como no aumento de hospitalizações. As quedas podem levar o idoso à dependência funcional, além de representarem uma das principais causas de morte.
O termo “propriocepção” é usado para descrever todas as informações neurais originadas nos proprioceptores das articulações, músculos, tendões, cápsulas e ligamentos que são enviadas por meio de vias ao sistema nervoso central de modo consciente ou inconsciente. Os estímulos cerebrais se referem às relações biomecânicas dos tecidos articulares que podem influenciar o tônus muscular, programas de execução motora e coordenação, sinestesia, reflexos musculares, equilíbrio postural e estabilidade articular.
O treinamento proprioceptivo não é importante somente para os idosos, mas para todas as pessoas que sofreram algum tipo de lesão ou cirurgia. Este treinamento consiste em causar desequilíbrios ao corpo de forma organizada para que haja uma resposta do sistema nervoso central.
De acordo com David Marques, personal trainer da Test Trainer, rede de franquia de personal trainer, existem diversos equipamentos que podem ser usados para melhorar o equilíbrio como: balanços, bolas, aerostep, balance beam, bosu, entre outros. Para exercitar o equilíbrio é preciso iniciar com posições que gradualmente reduzem a área de apoio dos pés ficando apoiado em um pé só - o indivíduo deve permanecer na posição de desequilíbrio de 10 a 30 segundos e repetir por três séries cada exercício.
“Podemos usar materiais simples que todos nós temos em casa como almofadas, por exemplo, que possam servir como bases instáveis. Todos os exercícios de equilíbrio devem ser realizados inicialmente com um apoio para evitar quedas. Além de todos os cuidados com a segurança, o treinamento deve ser supervisionado por um professor de educação física que irá estruturar um programa de treinamento que determine a intensidade, controle todas as variáveis e respeite as particularidades de cada um”, afirma Marques.
Na avaliação do especialista, o equilíbrio corporal é fundamental no relacionamento espacial do homem com o ambiente. “É uma complexa interação entre o sensorial e o motor que previne quedas e fornece o equilíbrio.
Quando ocorre uma alteração em um de seus componentes como o proprioceptivo, surgem alterações que caracterizam o desequilíbrio e que podem afetar a qualidade de vida”, conclui.
Nenhum comentário :
Postar um comentário