O Treinamento Personalizado é definido como treinamento com
aplicação adequada de sobrecarga com intuito de aprimorar o condicionamento
físico, indo de encontro aos objetivos do aluno contratante.
O prestador deste serviço, treinador
pessoal ou personal trainer deve possuir formação superior em Educação Física
com qualificação em treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e
biomecânica, apto para a prescrição de treinamento físico individualizado.
Antes de se contratar um personal trainer,
o cliente deve certificar-se que a formação em Educação Física deste
profissional está concluída e, de preferência, que o mesmo possua título de
especialista na área. O crescimento do segmento de atividade física e
saúde, a procura cada vez maior por uma vida ativa e o desejo de se ter ao
alcance um treinamento individualizado impulsionaram no mercado da Atividade
Física a tendência de contratar o seu próprio Professor Particular, o tão
cobiçado “Personal Trainer”.
A necessidade de motivação e acompanhamento
para a prática de atividades físicas, orientadas de forma personalizada, faz
com que as pessoas sejam conduzidas a procurar esse profissional.
O Personal Trainer precisa acompanhar as
tendências do mercado de fitness com o objetivo de repensar seus programas de
treinamento, visando alcançar uma permanente atualização de sua intervenção
profissional. Assim, foram criadas ações que pudessem trazer mudanças em suas
propostas de treinamento, buscando melhorias das capacidades funcionais e
estruturais dos corpos dos seus clientes.
O serviço de Treinamento Personalizado é
uma das formas do profissional administrar, conduzir e reconstruir novos
valores a fim de se manter e estabelecer em um mercado novo e promissor no seu
campo de intervenção profissional.
A motivação é um fator que vem sendo
estudado por ser responsável pela busca de objetivos das pessoas , a motivação
é um tipo de força interna que surge, regula e sustenta todas as nossas ações.
Cunha ressalta a importância de o professor saber o nome dos seus alunos e como
isso melhora e aproxima a relação professor-aluno, fazendo com que eles
sintam-se reconhecidos, motivo pelo qual possa influenciar na adesão às aulas
de ginástica ou musculação.
Lubisco justifica o aumento da procura por
um trabalho individual pelo fato de os indivíduos desejaram uma pessoa ao seu
alcance, um profissional capaz de lhe dar resultados mais rápidos e que se
ajuste aos seus horários.
Melher também mostra que a procura pelo profissional
se dá pelo objetivo de resultados rápidos, que atendam às expectativas dos
alunos e a individualidade de cada um, seja pela busca da saúde, estética ou
pelo condicionamento físico, que são os motivos mais procurados pela maioria
dos alunos.
É importante identificar as razões pelas
quais os alunos buscam um trabalho personalizado, conhecer o aluno e seus
objetivos, torna-se importante tanto para a adesão quanto para a aderência nas
aulas de personal trainer. No estudo de Sombrio , em que ele busca os motivos
de adesão à prática de exercício físico por parte dos alunos de personal
trainer, dentre homens e mulheres, buscam um acompanhamento personalizado para
melhorar ou adquirir saúde e qualidade de vida, sendo, muitas vezes, levados a
essa escolha pela falta de tempo por conta de emprego, fazendo com que busquem
um melhor aproveitamento do tempo disponível.
A questão da estética aparece em
terceiro lugar na pesquisa de Sombrio e pode estar relacionada à importância
que a sociedade dá para a imagem corporal, sendo buscada em maior número pelas
mulheres. Pode-se inferir, ainda, que existe uma conscientização maior acerca
da saúde por parte dos participantes.
Com a oferta do serviço do treinamento
personalizado em processo de demasiada procura, o domínio do conteúdo é
essencial, pois algumas mudanças como o exigir mais dos profissionais que
abraçaram tal carreira à medida que o avanço da tecnologia é bem mais
frequente. Sobre o domínio técnico, Bompa afirma que a intervenção do Personal
Trainer está relacionada aos conhecimentos fisiológicos, psicológicos,
planejamento desportivo e nutrição esportiva.
O sucesso deste profissional é visualizar
que o marketing é fundamental para a atuação do treinador personalizado frente
ao mercado. Várias estratégias de marketing são prescritas com vistas ao êxito
nesta fabricação de clientes para a empresa personal trainer, como: estabelecer
parcerias (médicos, fisioterapeutas, academias, quiropratas), mandar mensagens
de felicitação em datas especiais para os clientes, fazer propaganda em todos
os meios de comunicação possíveis e criar seu próprio slogan. Sites
promocionais, cartazes, folders, slogans, propagandas em vias públicas e em
jornais e revistas de tiragem diversa constituem-se em instrumentos de
marketing indicados pela literatura para a promoção do personal trainer.
Em um mercado competitivo, como o do
Treinador Pessoal, o conhecimento do perfil do cliente é fundamental para a
elaboração de estratégias de mercado que atendam aos objetivos e necessidades
do público alvo. Essa necessidade remete à visão do personal trainer como
empresa, corroborando com o que é estipulado pelo Conselho Federal de Educação
Física que afirma que as condições necessárias para o exercício da profissão,
além da conduta ética e a habilitação legal, incluem aspectos como capacitação
empresarial.
Oliveira enfatiza que “o personal é um
profissional que, com boa dose de criatividade, tornará suas aulas motivantes e
com resultados positivos. Tornando-se um profissional diferenciado quando cria
condições para o aluno desenvolver a atividade com segurança e prazer”.
O autor relata durante a sua obra a
necessidade de uma formação profissional além do aspecto físico, concluindo que
os clientes que utilizam o serviço do personal trainer são pessoas com
excelente formação, bem informadas e que buscam profissionais sérios, que
cuidem muito bem de sua saúde. O autor nos traz uma nova visão na relação
personal trainer – cliente, que adentra na existência moral da questão. Para
ele a atividade física exige do praticante o equilíbrio entre seus interesses
desportivos e sua vida profissional, social e familiar, acrescentando que o
personal trainer é antes de tudo um educador, um modificador de comportamentos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário